Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

1º GovRS Talks aborda missão a Estônia, Suécia e Israel

Publicação:

Secretário Lamb palestra no evento, acompanhado pelos secretários Gastal e Frota e por Stoffel
Secretário Lamb palestra no evento, acompanhado pelos secretários Gastal e Frota e por Stoffel - Foto: Laiz Flores, SGGE

A missão governamental a Estônia, Suécia e Israel, realizada em novembro de 2019, foi o tema da primeira edição do GovRS Talks, realizada na tarde desta terça-feira (7), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Palestraram no evento o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb; o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Frota; e o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel.

O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, fez a fala de abertura. “Gestão do conhecimento começa pelo compartilhamento de informações. Ao final da missão, o governo percebeu que era necessário fazer com que o maior número de servidores tomasse conhecimento de tudo o que se vivenciou na missão”, explicou Gastal.

O secretário Luís Lamb, que liderou a viagem focada em inovação, estratégia digital e segurança pública, foi o primeiro a palestrar e destacou que os países visitados foram estrategicamente escolhidos por suas características inovadoras e por apresentarem economias baseadas em conhecimento e tecnologias aplicadas.

Lamb mostrou os conteúdos abordados nas 27 agendas durante a missão e falou sobre a importância de se estabelecer parcerias internacionais estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Além disso, chamou a atenção para a Estônia, que tem apenas três serviços que exigem a presença física de um cidadão: casamento, divórcio e compra e venda de imóvel.

“Outro exemplo da digitalização dos serviços no país são as prescrições médicas que vão direto para a farmácia. Tudo funcionando perfeitamente e facilitando a vida das pessoas”, observou Lamb. Lamb comentou também sobre a impressão do embaixador sueco sobre o modelo de atuação em quádrupla hélice (governo-universidades-empreendedores-sociedade) da comitiva.

As lições que Estônia, Suécia e Israel podem aportar para a segurança pública do Rio Grande do Sul foram abordadas pelo secretário-adjunto da pasta, coronel Marcelo Frota, que realizou agendas específicas com as forças de segurança das três nações. Um dos grandes destaques foram os investimentos em governo digital, com a perspectiva de integrar sistemas e dados – não apenas aqueles vinculados diretamente à segurança, mas também informações de educação e saúde, por exemplo. “Esse é um esforço que precisamos fazer, e foi exatamente isso o que fui presenciar naqueles países”, afirmou Frota.

O secretário compartilhou ainda três provas de conceito que serão realizadas no Estado em parceria com empresas israelenses: para melhorias no atendimento de emergências pelo 190, de bloqueio de celulares e drones em presídios e de uma tecnologia que auxilia na detecção de mentiras em depoimentos.

Stoffel, diretor-geral do EDP, encerrou a agenda do 1º GovRS Talks com os insights proporcionados pelas visitas técnicas em órgãos públicos e empresas da Estônia para a estratégia de transformação digital do Estado e o portal unificado de serviços rs.gov.br. “A Estônia, embora seja um país pequeno, é um gigante no que toca o tema de transformação digital. Está sempre no topo da lista dos principais indicadores de desenvolvimento sociais, econômicos e digitais”, disse Stoffel.

Entre os principais aprendizados, está a convicção de intensificar a digitalização dos serviços prestados, facilitar o acesso digital a esses serviços pelos cidadãos, desenvolver uma identidade digital para todo cidadão gaúcho e melhorar ainda mais as funcionalidades do portal rs.gov.br. Stoffel destacou ainda a assinatura de um termo de cooperação entre o RS e a Estônia para proporcionar novas trocas de experiências que permitam acelerar a curva de aprendizado do Estado.

O evento – O GovRS Talks é um canal de compartilhamento de informações e conhecimentos no âmbito do Executivo gaúcho. Nesta primeira edição, tratou da missão realizada a Estônia, Suécia e Israel em novembro de 2019. Estiveram presentes no evento desta terça-feira mais de 90 servidores de diferentes secretarias e órgãos da administração indireta.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos