Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Atividade de equipe propõe a construção da Cadeia de Valor do EDP

Publicação:

Imagem mostra um dos slides da apresentação da consultora sobre Cadeia de Valor e alguns dos servidores que participaram da palestra online
A palestrante Silvana Tiburi Bettiol foi novamente palestrante do projeto Ampliando Horizontes - Foto: Reprodução

“Qual é o propósito do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP)? Qual a razão da sua existência?”. Com essa provocação, a sócia-fundadora e consultora da Otimiza Consultoria, Silvana Tiburi Bettiol, iniciou o encontro Cadeia de Valor – Definições e primeiros ensaios para criação da Cadeia de Valor para o EDP.

A palestra foi realizada nesta terça-feira (8), via internet, como segunda parte da trilha Gestão de Processos do projeto Ampliando Horizontes, destinada aos servidores da instituição.

Na atividade, Silvana explicou que o propósito da construção da Cadeia de Valor é elaborar um instrumento de direcionamento e mobilização de uma organização para que realize sua missão. Defendeu ainda que o primeiro passo para a construção seja uma visão da autarquia como um todo.

Ainda no tema da gestão por processos – Business Process Management (BPM) –, a consultora apresentou as definições de processos primários, de suporte e de gerenciamento e de ciclo de vida. E resumiu: “a Cadeia de Valor proporciona uma visão geral, e não uma visão detalhada dos processos de negócio”.

Silvana já havia ministrado a palestra Business Process Management (BPM) – Conceitos e estratégias necessárias para a Gestão de Processos no setor público, em agosto.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos