Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Comitê de Governança de Tecnologia da Informação realiza primeiro encontro

Publicação:

Comitê é uma das instâncias do Sistema de Governança e Gestão do RS
Comitê é uma das instâncias do Sistema de Governança e Gestão do RS - Foto: Priscila Ely, SGGE

Foi realizada nesta sexta-feira (14/6) a primeira reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação (CGTIC) do Estado. A finalidade do encontro é o alinhamento das iniciativas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na administração pública à estratégia de governo, buscando a integração das ações e um governo 100% digital.

O grupo terá participação efetiva da alta gestão de governo com o compromisso de implantar uma governança de TIC de forma que se possa entregar melhores serviços e implantar um governo mais ágil aos cidadãos, conforme destacou o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que preside o Comitê.

“Analisamos o histórico de políticas de TIC no Estado desde 1995. Estamos mantendo nossa postura de não ser um governo de ruptura, pois essas ações já estavam sendo tratadas. Porém, agora, inserimos no comitê secretarias que não participavam ativamente das políticas de TIC, como Saúde, Educação e Segurança”, disse. Um dos encaminhamentos será a análise das estruturas de TIC de cada pasta, visando guiá-las para a execução das melhores práticas.

O Comitê é uma das instâncias do Sistema de Governança e Gestão do RS, criado pelo governador Eduardo leite em abril deste ano e está configurado para ser um ambiente de deliberações, promovendo ações para alavancar a transformação digital.

A sistemática leva em consideração oito princípios da governança pública: capacidade de resposta, integridade, confiabilidade, melhoria regulatória, prestação de contas, responsabilidade, transparência, inovação e entrega de resultados. “Queremos a integração dos sistemas, porque muitos deles não se conversam, gerando uma burocracia desnecessária. Acredito que esse trabalho conjunto resultará na qualificação dos serviços e atendimentos aos gaúchos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Integrantes do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação (CGTIC):

  • Secretaria de Governança e Gestão Estratégica
  • Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
  • Secretaria da Fazenda
  • Secretaria da Saúde
  • Secretaria da Segurança
  • Secretaria da Educação
  • Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
  • Procuradoria-Geral do Estado
  • Casa Civil
  • Procergs
EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos