Concurso do Iconicidades para Cachoeirinha abre período de inscrições

Fachada da Casa de Cultura
Certame selecionará propostas de requalificação da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez - Foto: Divulgação Cachoeirinha

Estão abertas as inscrições do quarto dos cinco concursos promovidos pelo projeto Iconicidades, realizado pelo governo do Estado. Com prêmios de R$ 20 mil (1º lugar), R$ 15 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar), o edital busca projetos para o Complexo Casa de Cultura, em Cachoeirinha.

O edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda (9/5), selecionará propostas de requalificação da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, por meio da melhoria dos espaços da edificação histórica e de nova(s) construção(s). Além disso, prevê melhorias nas avenidas Beira-Rio e General Flores da Cunha no trecho junto à casa. Escritórios de arquitetura de todo o país podem participar.

Cachoeirinha foi selecionada na primeira etapa do Iconicidades, junto com Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo. Todas indicaram espaços arquitetônicos simbólicos em seus territórios, além de propostas de uso dos locais para iniciativas que estimulassem o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.

Os termos de referência que norteiam os concursos (saiba mais sobre os objetos abaixo) foram elaborados em parceria entre o Estado, as prefeituras e o departamento do RS do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS) – sendo esse último o consultor e assessor técnico contratado para ajudar o Executivo estadual a montar e operar os certames. A avaliação das propostas será feita por arquitetos independentes contratados especificamente para participar das comissões julgadoras, além de um representante indicado pelo município.

Os editais obedecem a um escalonamento, sendo publicados até o dia 11 de maio. O regramento e o andamento dos concursos podem ser acompanhados por meio do site do Iconicidades. Além da premiação, o escritório vencedor será contratado para desenvolver os projetos executivos e complementares – no valor de R$ 580.389 para o Complexo Casa de Cultura. Os projetos completos serão cedidos pelo Estado ao município de Cachoeirinha, que tem o compromisso de executar as obras e implementar a iniciativa.

Projeto Iconicidades

Lançado em junho de 2021, o Iconicidades tem como objetivo fazer frente ao desafio de tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras e criativas e estimular a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos para estabelecimento de novos negócios.

Na primeira fase, um edital de chamamento aos municípios se encerrou com cinco cidades contempladas: Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo. Os critérios foram engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adaptasse ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e complexidade. Nesta segunda etapa, são executados cinco concursos públicos de arquitetura, para selecionar a melhor proposta para cada local indicado.

Objetos dos concursos:

PELOTAS – Centro de Gastronomia
• Proposição de edificação anexa à antiga sede do Banco do Brasil – prédio tombado pelo Iphan – e plano de ocupação da antiga sede a fim de que o conjunto contemple um Centro de Gastronomia.
• Publicação do edital: 25 de abril

RIO GRANDE – Ecoparque Turístico Molhes da Barra
• Qualificação e preservação paisagística de zona de proteção ambiental por meio da criação do Ecoparque Turístico Molhes da Barra, dotando o espaço de infraestrutura voltada ao turismo.
• Publicação do edital: 27 de abril

SANTA MARIA – Clube dos Ferroviários: Centro de Inovação e Economia Criativa
• Requalificação do antigo Clube dos Ferroviários, por meio da recomposição da volumetria da edificação, tombada pelo Iphae, do restauro de elementos tombados, e da proposição de novas edificações anexas.
• Publicação do edital: 29 de abril

CACHOEIRINHA – Complexo Casa de Cultura
• Requalificação da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, por meio da melhoria dos espaços da edificação histórica, complementada pela proposição de nova(s) edificação(s), e requalificação das avenidas Beira-Rio e General Flores da Cunha, no trecho junto à casa.
• Publicação do edital: 9 de maio

SÃO LEOPOLDO – Complexo Casa da Feitoria/Museu do Imigrante
• Constituição de um complexo cultural englobando a reconstrução do setor que ruiu e o restauro do espaço da Casa da Feitoria/Museu do Imigrante – tombada pelo Iphae –, proposição de edificação anexa, tratamento paisagístico da área adjacente e elaboração de diretrizes para um futuro parque no qual estará inserido o conjunto.
• Publicação do edital: 11 de maio