Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Diretor-geral do EDP fala sobre desenvolvimento econômico em workshop

Publicação:

Stoffel palestra no evento conjunto com o Estado do Ceará
Stoffel palestra no evento conjunto com o Estado do Ceará - Foto: Divulgação EDP

Ocorre nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), em Porto Alegre, o I Workshop RS/CE de Boas Práticas na Gestão Pública. No evento, gestores e técnicos dos governos do Rio Grande do Sul e do Ceará realizam um intercâmbio de experiências. O diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, foi o representante gaúcho no painel Estratégias para o Desenvolvimento Econômico, ocorrido no final do primeiro dia de atividades.

Stoffel abordou a importância do planejamento de longo prazo na geração de desenvolvimento econômico e social. “Apresento aqui hoje uma provocação, a de que o mais importante do esforço de planejamento é o processo, e não o plano em si”, afirmou. Apresentou também os fatores que considera essenciais para que se consiga vencer as dificuldades de execução comuns a iniciativas de longo prazo: propósito, engajamento, planejamento, ciclos de entregas e incorporação de aprendizados.

Pelo Ceará, participaram do painel o secretário executivo do Planejamento e Orçamento, Flávio Ataliba Barreto, e o coordenador do Ceará 2050, Expedito Parente Júnior.

O workshop abordou ainda temas como gestão fiscal e educacional, assessoria e pesquisas econômicas e sociais, avanços institucionais em desenho e avaliação de políticas públicas e transformação digital. Nesta quinta-feira, ocorrem oficinas de trabalho entre técnicos dos dois Estados.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos