Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

EDP conclui uma das trilhas de capacitação previstas para 2020

Publicação:

Imagem mostra a consultora, um slide de sua apresentação e os servidores que participaram da palestra
Silvana Bettiol conduziu o quarto e último encontro da trilha de capacitação - Foto: Reprodução

Com a atividade online realizada na tarde desta terça-feira (22) – a palestra Papéis e responsabilidades em processos, ministrada pela consultora Silvana Tiburi Bettiol –, se encerra a trilha de capacitação Gestão de Processos. A sequência de quatro palestras compõe uma das cinco trilhas propostas pelo projeto Ampliando Horizontes para os servidores do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) neste ano.

Silvana apresentou os diferentes papéis necessários nas organizações para a atuação orientada por Business Process Management (BPM), como gerente, arquiteto e analista de processos, por exemplo. “Quando a gente pensa em uma organização orientada por processos, nos deparamos com a necessidade de uma nova integração dos papéis”, alertou a consultora.

Descrevendo as responsabilidades de 10 distintas funções, Silvana chamou a atenção para a amplitude da disciplina de BPM e, consequentemente, a coletividade dessa atuação. Abordou ainda estruturas de governança essenciais às organizações e a importância do estabelecimento de um escritório de processos, com o papel de dono do processo de gerenciamento de processos.

O Ampliando Horizontes – O projeto Ampliando Horizontes realiza eventos e treinamentos destinados prioritariamente aos servidores do EDP, e eventualmente estendidos também a outros órgãos. Para 2020, propõe cinco trilhas de capacitação: Gestão de Projetos, Criatividade e Inovação, Liderança de Equipes, Direito na Administração Pública e Gestão de Processos.

As trilhas foram organizadas por áreas de competência: Técnicas em Gestão de Projetos, Liderança, e Gestão Estratégica e Setor Público. As formações mesclam cursos gravados e atividades ao vivo para buscar o desenvolvimento dos integrantes da autarquia.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos