Governo do Estado e SAP assinam acordo focado em gestão de projetos

Por videoconferência, governador Leite e secretários definiram a parceria com a direção da SAP - Foto: Gustavo Mansur, Palácio Piratini

O governo do Estado e a empresa de softwares empresariais SAP assinaram, na manhã desta terça-feira (7/4), via videoconferência, um acordo de cooperação, cujo objetivo é unir esforços para aprimorar processos internos do governo e, assim, entregar melhores serviços ao cidadão.

A videoconferência contou com a participação do governador Eduardo Leite e dos titulares da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), Claudio Gastal, e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos. Conduzida pela SGGE, a iniciativa também terá apoio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

Leite agradeceu a parceria e a colaboração da empresa com sede em São Leopoldo. "Temos muito orgulho de termos a SAP em nosso Estado, é uma marca que sempre cito como exemplo. Considerando esse período de isolamento social, precisamos, mais do que nunca, desse investimento em governança digital. O governo não tem todas as respostas, então, procuramos bons exemplos e expertise em cada setor", destacou.

A SAP será o parceiro técnico do Executivo nesta iniciativa que tem por objetivo promover a adoção de boas práticas na elaboração e gestão de projetos no setor público, visando melhorar os resultados das ações prioritárias de governo. Ao longo de 12 meses, a SAP conduzirá uma série de atividades embasadas no conceito de coinovação, no qual os processos de inovação se caracterizam por ser interativos e conjuntos. A parceria não terá custos para o Estado.

"Embora estejamos vivendo esse período de crise sanitária, não deixamos de lado nossa agenda de desenvolvimento, que busca transformar o Estado em um ambiente mais atraente para investidores", afirmou Leite. Para isso, o RS vem investindo na desburocratização e na redução de custos logísticos e tributários.

No plano de trabalho, estão previstas até oito oficinas de design thinking – duas sessões piloto já foram realizadas e enfocaram canais de atendimento ao cidadão e licenciamento. Ainda devem ocorrer até seis encontros bimestrais de mentoria na área de soluções tecnológicas, seis visitas guiadas ao centro de pesquisa e desenvolvimento SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, e duas reuniões de avaliações de resultados e continuidade, uma das quais com a presença do governador.

“Na SAP acreditamos no potencial da tecnologia para simplificar processos e tornar os serviços mais acessíveis para empresas e instituições. Vamos disponibilizar nosso centro de pesquisa e desenvolvimento associado com nossa equipe técnica para construção conjunta de propostas que melhorem a oferta dos serviços públicos. Acreditamos no potencial da soma de conhecimento dos setores público e privado para resolução de problemas que são comuns para todos os moradores do Rio Grande do Sul”, explica Dennison John, presidente da SAP Labs América Latina.

Ao final da parceria, é esperado que o governo do Estado tenha revisto processos internos, de forma a melhorar aspectos como agilidade, confiabilidade e segurança. O acompanhamento e a fiscalização das atividades caberão à SGGE.

De parte do governo, também participaram da videoconferência a secretária adjunta da SGGE, Izabel Matte, e o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel. Pela SAP, além de Dennison John, representaram a empresa o vice-presidente de Assuntos Corporativos SAP América Latina e Caribe, Afonso Lamounier; e a presidente SAP Brasil, Cristina Palmaka.