Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Governo do Estado promove workshop sobre computação em nuvem ministrado pela IBM

Publicação:

O profissional da IBM Wagner Arnaut ministrou o workshop
O profissional da IBM Wagner Arnaut ministrou o workshop - Foto: EDP, divulgação

Integrantes do Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Cetic) e dos grupos de trabalho dedicados aos temas cloud (computação em nuvem) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) participaram, na manhã desta quarta-feira (27), do workshop Boas Práticas em Cloud Computing, ministrado pela IBM. A atividade foi promovida pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) – por meio do Departamento de Governo Digital (DGD) – e pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

O encontro ocorreu no âmbito da transformação digital do Governo do Estado, que engloba iniciativas como o portal rs.gov.br e a política de cloud, dentre outras. Na abertura, o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, explicou que a IBM, assim como outras empresas fornecedoras de soluções em armazenamento virtual e externo de dados, se prontificou a apresentar algumas tecnologias aos envolvidos no tema dentro do Governo do Estado. “A ideia é obtermos subsídios sobre o assunto para que, juntos, possamos elaborar as políticas de cloud para o Executivo estadual”, afirmou Stoffel. “Temos de aproveitar ao máximo esse momento para darmos seguimento ao nosso trabalho”, complementou o diretor interino do DGD/SGGE, Hilton Boklis.

O workshop Adoção de Nuvem na Administração Pública foi ministrado pelo profissional que lidera tecnicamente o time de cloud da IBM do Brasil e que atua em Brasília junto aos órgãos reguladores do tema. Wagner Arnaut, conhecido como Tuba, é distinguished engineer da IBM e CTO de Cloud da IBM Brasil. Diante de uma plateia de cerca de 30 servidores do Estado, Tuba apresentou um panorama da transformação digital atualmente e provocou: “o mundo já é digital, mas será que os governos também o são?”.

Além disso, defendeu a visão de que estamos vivendo atualmente o que chamou de Era da Reinvenção Digital dos Ecossistemas, na qual distintos setores podem gerar valor por meio da integração de diferentes plataformas. “Para fazer governo digital, temos que pensar no cidadão digital. O governo digital serve para responder a esse cidadão”, resumiu.

O workshop foi viabilizado pelo gerente de vendas da IBM para a Região Sul, Wagner Pontel.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos