JucisRS e Corpo de Bombeiros passam a ter dados integrados à RedeSim

O Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) passa a fazer parte do Sistema Integrar, com apoio do Sebrae/RS. É mais uma etapa da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), com o objetivo de simplificar o registro e legalização de empresas com potencial de baixo e médio risco. A adesão dos órgãos estaduais à RedeSim é uma das frentes de trabalho prioritárias do projeto Desburocratização e Empreendedorismo, iniciativa transversal liderada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

Como órgão integrador do RS, a Junta Comercial coordena a implantação da rede em todos os municípios gaúchos, articulando a participação dos demais órgãos e entidades da esfera municipal e estadual, além de sensibilizar e implementá-la nas demais cidades que ainda não aderiram ao sistema. Hoje, 167 cidades fazem parte da RedeSim, iniciativa da JucisRS, Sebrae-RS e prefeituras.

O presidente da JucisRS, Flávio Koch, destaca que a RedeSim é uma importante ferramenta na melhoria do ambiente de negócios do nosso Estado. “Esta integração é o resultado de esforços de todos os envolvidos no processo para agilizar a abertura de empresas.”

Um dos principais objetivos da RedeSim é assegurar aos usuários a entrada única de dados cadastrais e de documentos necessários aos atos de registro. A JucisRS também reúne em um único sistema a Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, entre outros órgãos licenciadores.

O diretor de Tecnologia da Informação, José Waldemar de Oliveira Pinto, comemora o cumprimento de mais esta fase. O projeto Junta Integrada prevê que todos os serviços sejam gerenciados no mesmo portal com compartilhamento de informações entre os órgãos públicos RS.

O Corpo de Bombeiros tem acesso aos dados pelo Sistema de Serviços de Bombeiros (Sisbom), que já está em operação na corporação e abrange todo o Estado.

Conforme o diretor interino do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios (DSPI), tenente-coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, a integração com Junta permitirá que os dados estejam sempre atualizados no Corpo de Bombeiros, facilitando a consulta aos interessados.