Nova política de relacionamento com o cidadão é tema de workshop

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia de SP, Daniel Annenberg (de terno cinza), falou sobre a criação do PoupaTempo - Foto: Priscila Ely, SGGE

A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) recebeu nesta segunda-feira (16/9), na Sala de Governança, o atual secretário municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg, que ministrou um workshop para os servidores.

O tema do encontro foi a nova política de relacionamento com o cidadão e o caso utilizado para estudo foi o PoupaTempo, do Estado de São Paulo, implementado na década de 90. Daniel Annenberg foi um dos idealizadores do programa reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento, sendo uma das inspirações para a criação do Tudo Fácil, a Central de Serviços do Rio Grande do Sul.

“Olhar para quem está na ponta do processo é fundamental. Só conseguimos atingir bons indicadores de atendimento em São Paulo quando ouvimos de fato o cidadão”, explicou Annenberg.

Uma das bandeiras da atual gestão do governo do RS é a busca por uma gestão 100% digital, com o Estado na palma da mão dos gaúchos. Algumas ações para alcançar esse objetivo já foram realizadas, como a adesão a Rede Gov.Br , que unificará os dados com os do governo federal, e o projeto Descomplica RS, com foco na desburocratização, agilizando serviços e facilitando a vida de quem quer empreender.

O próximo passo será ampliar a digitalização e criar uma plataforma unificada com os serviços públicos. “Vamos ressignificar o relacionamento com o cidadão. Não podemos nos esquecer que, como servidores que somos, existimos para prestar serviço às pessoas. Queremos retomar esse conceito, tanto no meio digital, centralizando nossa carta de serviços em um único canal, quanto no presencial, oferecendo novos espaços de atendimento. Essa postura resultará em menos burocracia e mais facilidade”, explicou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Participaram do workshop servidores da SGGE, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Casa Civil, Tudo Fácil, Procergs, Detran e Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).