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Painel do governo no Gramado Summit apresenta experiências de ampliação de serviços digitais

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Hiparcio Stoffel, Bianka Nieckel e Fernando Bartelle apresentaram dados sobre iniciativas do Estado na área - Foto: Pablo Reis/Ascom SPGG

O papel da tecnologia na relação entre governo e cidadãos foi tema de painel conduzido pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) na programação desta sexta-feira (12/4) do Gramado Summit, evento correalizado pelo governo do Estado. Intitulada “Governo e Cidadão Digitais, experiências e perspectivas para uma democracia digital”, a apresentação foi conduzida pelo diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, acompanhado da diretora de Desenvolvimento de Negócios, Bianka Nieckel, e do diretor de Execução de Projetos, Fernando Bartelle.

O painel abordou dados sobre o rs.gov.br – que concentra, atualmente, 717 serviços estaduais, sendo 95% deles digitais. O índice atual de satisfação do usuário é de 77,5%. Criado em 2019, o rs.gov.br integra a estratégia liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por intermédio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

Também foi apresentado o andamento do programa RS Digital, que se dedica a auxiliar os municípios em sua trajetória de governança digital. Por meio do apoio às prefeituras, o RS Digital busca melhorar e ampliar os serviços prestados aos cidadãos – no momento, o projeto conta com a adesão de 45 cidades, o que representa 27,1% da população.  

Stoffel ressaltou o processo de cocriação da Nova Estratégia Digital rs.gov.br, que prevê a participação dos municípios na construção de atualizações da estratégia vigente, a partir, principalmente, da perspectiva da experiência digital do cidadão. “Estamos dedicados a receber contribuições que visam aprimorar a interação digital do cidadão com os serviços estaduais, tornando-a cada vez mais eficaz e eficiente”, disse.

Texto: Raquel Schneider/Ascom EDP

Edição: Felipe Borges/Secom

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos