Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Avaliação dos planos de reconstrução de unidades habitacionais no Vale do Taquari avança no Estado

Projetos construídos com apoio do EP2R foram revisados por representantes da Defesa Civil nacional

Publicação:

Pessoas trabalhando em escritório
Trabalhos foram realizados em Lajeado - Foto: Priscila Ely, EDP

A evolução dos planos para reconstrução das unidades habitacionais nas cidades mais atingidas pelas enchentes de setembro de 2023 foram o foco da força-tarefa encerrada nesta quinta-feira (1/2), liderada pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R) em Lajeado. Os trabalhos reuniram na sede da Univates ao longo de duas semanas representantes de municípios do Vale do Taquari, do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da universidade, contratado pelo governo estadual para auxiliar na revisão dos planos elaborados, e do coordenador de Habitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes da Silva Junior.

A construção dos planos é necessária para o pleito junto ao governo federal dos recursos anunciados para reconstrução das habitações destruídas pelos eventos climáticos extremos registrados no Rio Grande do Sul. Com o trabalho coordenado pelo EP2R, instituído ainda em setembro de 2023 com a presidência da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e secretaria-executiva da Defesa Civil e do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), os materiais dos planos foram avaliados pelos representantes do governo federal e receberam indicações e sugestões para a aprovação técnica.

"De forma geral, houve um encaminhamento da maior parte dos planos para aprovação, outros ainda terão que passar por ajustes, mas, na prática, tivemos uma evolução significativa na construção técnica dos projetos", avalia o diretor de Execução de Projetos do EDP, Fernando Bartelle.

Os retornos oficiais sobre a aprovação técnica dos projetos pelo governo federal são aguardados ainda para a primeira quinzena de fevereiro. 

EP2R 

O EP2R, criado pelo Decreto 57.198/2023, é composto por 14 órgãos governamentais e tem como objetivo prestar apoio técnico a fim de facilitar o acesso aos recursos federais para reconstrução dos locais atingidos pelos eventos climáticos ocorridos no RS desde junho de 2023.

Sob a presidência da SPGG e com a supervisão dos gabinetes do Governador e do Vice-Governador, o EP2R trabalha no levantamento, na compilação de dados e na organização das informações em planos de trabalho a serem cadastrados no S2ID. 

O escritório esteve primeiramente fixado em Encantado, mesma base do gabinete de crise do Estado. No momento seguinte, esteve no Vale do Taquari conforme as necessidades, sempre atuando diretamente nas localidades atingidas, ou por meio de encontros remotos periódicos de alinhamento e orientação.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG
EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos