Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Cerimônia formaliza entrega de manual de gestão de projetos elaborado com apoio do EDP

Publicação:

Imagem mostra os participantes da reunião presencialmente, em torno de uma mesa, e online
Cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (25) - Foto: Laiz Flores, SPGG

Uma cerimônia na Sala de Governança, junto ao gabinete da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), na tarde desta segunda-feira (25), oficializou a entrega do Manual de Gerenciamento de Projetos do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), sediado no município de Rio Grande. O material, produzido pela instituição com apoio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), tem como objetivo buscar boas práticas e padronização na elaboração e na execução das ações do batalhão.

“É com muita satisfação que recebemos este manual, pois ele materializa não somente as intenções do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) de melhorar processos internos e serviços prestados, mas também a disseminação da cultura da gestão de projetos nas estruturas do Executivo, propósito no qual o EDP se engaja ativamente”, celebrou o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.

Imagem da capa do documento
Capa do Manual de Gerenciamento de Projetos do 3o. BBM - Foto: Reprodução

O comandante do 3º BBM, tenente-coronel Everton de Souza Dias, explicou que o manual, elaborado ao longo de 2020, é inédito na corporação e ocorre no contexto da criação do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) do batalhão. “Esse é um momento de grande valia para nós. Os 253 bombeiros que servem a região sul participaram de alguma forma, e o EGP será responsável por dar suporte à execução do planejamento”, explicou o tenente-coronel.

O comandante e os integrantes do EGP/3º BBM – soldados Bruna da Silva Maurício e Felipe Correa Martinez – também receberam na cerimônia os certificados dos dois primeiros módulos da capacitação online Gestão de Projetos no Setor Público, promovida pelo EDP. Os diretores do EDP Fabiano Fernandes e Fernando Bartelle fizeram a entrega dos títulos.

Outro documento formalizado pelo batalhão foi o Planejamento Operacional 2021-2024, desdobramento do Planejamento Estratégico do CBMRS. O material foi recebido pelo subsecretário de Planejamento, Antonio Cargnin, que lidera a equipe à qual coube auxílio técnico e metodológico na elaboração das ações estratégicas. “Esse trabalho é um marco de como uma instituição finalística pode pensar seus processos estratégicos e na melhoria da prestação de serviços”, elogiou Cargnin.

Participaram ainda da cerimônia o diretor de Planejamento Governamental da SPGG, Diego Cardoso Ferrugem, e a diretora-adjunta da área, Juliana Hoffmann, e os assessores Alex Rosa, Michelle Fonseca e Thaís Evangelista Travi – que se envolveram diretamente na análise e mentoria para construção do Manual de Gerenciamento de Projetos.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos