Tecnologia e Inovação: Compras públicas mais eficientes são foco de painel no South Summit Brazil

palestrantes
Avanços na legislação estão entre os principais aspectos para uma expansão mais expressiva na área - Foto: Priscila Ely/Ascom EDP

A resolução de problemas complexos do setor público passa por soluções que permitam compras mais eficientes e inteligentes. O assunto foi tema do painel "GovTech LAB: Inovação para Governos do Futuro", realizado nesta sexta-feira (22/3), dentro da programação do South Summit Brazil, evento correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul.

Avanços na legislação estão entre os aspectos de relevância para uma expansão mais expressiva na área. Em sua explanação, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, ressaltou a necessidade, inicialmente, da busca de conhecimentos acerca do tema. "Também precisamos de mais canais de conexão entre governos e gov techs, bem como de um terceiro aspecto, ligado à promoção, que envolve desde linhas de financiamento até arranjos regulatórios favoráveis a este cenário.”

Entre as ações com o objetivo de aproximar esses universos – governos e empresas inovadoras de tecnologia – está o GovTech Lab, concebido como um hub de transformação governamental que une inovação e tecnologia para redefinir a administração pública. "Já temos exemplos em todo o mundo que demonstram como esses desafios do poder público podem ser conectados a soluções de startups", salientou a CEO da GovTech Lab, Teo Girardi.

Na avaliação da diretora de Licitações Centralizadas da Celic, Kethy Bazo, o tema perpassa o governo de forma transversal e, por isso, diferentes âmbitos devem ter em mente a premissa da atualização. "Agentes públicos têm que estar inseridos em ambientes de inovação, pois isso é essencial para evoluirmos nas aquisições do Estado."

O debate contou com a mediação da diretora de Gestão da Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Paola Shaeffer.

Texto: Raquel Schneider/Ascom EDP
Edição: Camila Cargnelutti/Secom