EDP participa de eventos locais ligados ao projeto Iconicidades

Grupo de pessoas em círculo, incluindo Stoffel e Branco, de pé nos Molhes da Barra
Hiparcio Stoffel (de terno escuro), diretor-geral do EDP, esteve no molhes da barra, projeto selecionado no Iconicidades - Foto: Divulgação Portos RS

A Portos RS e a prefeitura de Rio Grande concentraram esforços na última semana para o tratamento de pautas importantes para o desenvolvimento do município: o projeto Iconicidades e a revitalização do Porto Velho. Desde a quarta-feira (3), reuniões foram realizadas com a presença de representantes dos setores envolvidos.

Na sexta-feira (5), Hiparcio Stoffel, diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), ligado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), esteve em Rio Grande para explicar como funcionará o concurso público para escolher o projeto vencedor. Ele também foi ao molhes da barra para conhecer o local que teve o projeto selecionado no Iconicidades. "A mobilização dos municípios em torno do Iconicidades certamente será um fator de sucesso no desenvolvimento dos concursos públicos que compõem a segunda etapa da iniciativa, a ser lançada este mês", afirmou Stoffel.

No sábado (6), os arquitetos Maurício Prochnick e Marta Prochnick, acompanhados do também arquiteto Márcio Lontra, do superintendente da Portos RS, Fernando Estima, e do prefeito Fábio Branco, debateram o projeto de revitalização do Porto Velho.

A agenda também foi acompanhada pelo diretor do complexo de museus da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Lauro Barcelos. Na oportunidade, foi debatida a melhor forma para a elaboração da carta consulta que será encaminhada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"Foram dias importantes para atualizarmos as informações e nos prepararmos para como acessarmos recursos das mais diversas formas para que ao virar o ano possamos ir para a prática de recuperação dessas áreas", disse Estima.

"Mais uma etapa importante na elaboração da carta consulta junto ao BNDES para que consigamos viabilizar esse projeto de revitalização do porto histórico tão importante e fortalecendo cada vez mais essa parceria governo do estado com a prefeitura de Rio Grande. Trata-se de um projeto transformador que levará o centro da cidade a um outro patamar turístico", disse o prefeito Fábio Branco.

São Leopoldo também realizou evento local

Stoffel fala posicionado junto a púlpito, diante dos participantes do evento
Stoffel fala no evento de São Leopoldo - Foto: Estevan Benacchi

Em São Leopoldo, o evento local de anúncio do projeto Iconicidades ocorreu no dia 26 de outubro, também com participação do diretor-geral do EDP, além de atores locais envolvidos na iniciativa.

"Este é um caminho longo, um caminho complexo e se não tivermos um esforço unificado com o município, o Museu do Trem, a universidade, com os técnicos e com todas as áreas responsáveis pela conclusão do projeto será muito difícil concluirmos nos próximos dois anos e meio, nosso esforço, nossa dedicação, nossa persistência, nossa luta e nosso comprometimento seguindo o cronograma estabelecido é o nosso horizonte para conseguirmos concluir dentro do esperado essa tão importante revitalização da Casa do Imigrante", ressaltou o prefeito Ary Vanazzi na ocasião.

Com Ascom Portos RS