Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

EDP recebe palestra do Programa de Saúde do Servidor

Publicação:

Reprodução do slide da apresentação sobre postura e miniaturas de alguns dos participantes da palestra
Ergonomia foi o tema da atividade - Foto: Reprodução

Ergonomia e teletrabalho foram os temas abordados pela palestra realizada pelo Programa de Saúde do Servidor (Proser) à equipe do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) na tarde desta sexta-feira (16).

A fisioterapeuta Bianka da Silva Rauber e a terapeuta ocupacional Miriane Castilhos Oliveira, servidoras da Secretaria da Saúde, apresentaram o tema Ergonomia: Como podemos adaptar nossa rotina para o teletrabalho?, focada especialmente nas atuais condições laborais em razão da pandemia de Covid-19.

No encontro, as palestrantes compartilharam algumas dicas de ajustes no ambiente doméstico para melhorar a ergonomia, como mudanças no mobiliário e no espaço usado para o trabalho remoto. “Ninguém imaginava que essa pandemia duraria mais de um ano. Então algumas pessoas postergaram situações que não estavam adequadas por acharem que logo voltaríamos ao esquema presencial”, refletiu Miriane.

Aspectos como delimitação dos horários de trabalho, alimentação e comunicação assertiva também foram abordadas na palestra. O tema da postura foi um dos mais destacados na apresentação, com a fisioterapeuta Bianka explicando alguns aspectos do funcionamento da coluna e do corpo como um todo. “Uma boa postura não é aquela que é bonita, mas a que nos permite realizar os movimentos com liberdade e que protege nosso corpo – nossas articulações, ossos e músculos”, definiu Bianka.

A atividade online foi organizada pelo projeto EDP+ e o Programa 5S, iniciativas internas do EDP voltadas às questões de ambiente de trabalho e de saúde da equipe.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos