Estado de Goiás procura Rio Grande do Sul para conhecer Estratégia Digital rs.gov.br e RS Digital
Publicação:

Depois de o Rio Grande do Sul figurar pela terceira vez como primeiro Estado no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais, o Estado de Goiás – segundo colocado no ranking – buscou o Executivo gaúcho para conhecer mais sobre a Estratégia Digital rs.gov.br e o projeto RS Digital. O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital de Goiás, Robert Bonifácio da Silva, foi recebido na manhã desta segunda-feira (14) pelo diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel.
No encontro, Stoffel compartilhou os principais indicadores do RS no que tange o tema de governo digital, que garantiram o bom desempenho no índice promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Detalhou, em especial, o RS Digital, iniciativa que oferece apoio aos municípios gaúchos em sua jornada de transformação digital, com o objetivo de proporcionar mais e melhores serviços à população.
“A ideia é fazer do Rio Grande do Sul um Estado ainda mais digital, envolvendo para isso os municípios. O projeto se baseia em um forte arranjo institucional, proporcionando resultados significativos”, afirmou Stoffel.
A iniciativa parte da experiência acumulada por meio da implementação da estratégia em âmbito estadual para levar as cidades do RS a um patamar elevado em governo digital. Ao aderir ao projeto, os municípios passam a fazer parte da Rede RS de Governo Digital, por meio da qual obtêm apoio no diagnóstico, acesso a capacitações e auxílio na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada prefeitura possa oferecer seu próprio portal de serviços. Atualmente, 43 municípios fazem parte da rede.
“É muito bom poder conhecer de maneira mais profunda o que o Rio Grande do Sul tem feito nesse sentido, pois sabemos que o Estado está muito avançado em termos de governo digital”, disse Silva durante a agenda.
O portal rs.gov.br foi lançado em novembro de 2019 como parte da estratégia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e é liderado por EDP, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) e Departamento de Governança de Tecnologia da Informação. Atualmente, ele disponibiliza 739 serviços estaduais, sendo 94% deles digitais, apresentando um índice de satisfação de 77%. Além da liderança no ranking da Abep-TIC nos últimos três anos, a iniciativa acumula outros reconhecimentos, como o Prêmio Excelência em Governo Digital 2022, promovido pela mesma instituição.