Estratégias de Governo Digital é pauta na X Jornada JucisRS de Interiorização em Santa Cruz do Sul

jornada jucisrs
16152712-jornada-jucisrs.png - Foto: Jhúlia Silveira

Apresentado pela International Relationship Manager da empresa Estônia Hub, Katharina Lehman, pelo diretor-geral do escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo do RS (EDP/RS), Hipárcio Stoffel e pela Procuradora do Município de Novo Hamburgo, Cinara de Araújo Vila, o painel “Estratégias de Governo Digital no âmbito Estadual e Municipal” iniciou a programação na parte da tarde da décima edição da Jornada JucisRS de Interiorização, realizada em Santa Cruz do Sul.

Pautada pela digitalização, agilidade e foco no cidadão estoniano, Katharina apresentou ferramentas utilizadas pelo governo que servem de exemplo para uma cidadania desburocratizada, entre elas, a funcionária da Estônia Hub cita o e-ID, a carteira de identidade eletrônica emitida pelo Governo. Todos os serviços digitais da Estônia se concentram nesse documento, que funciona como uma prova de identificação dos cidadãos nos meios eletrônicos. Ele contém um chip, conectado a uma base de dados governamental segura, com todas as informações pessoais e fiscais do usuário protegidas por um sistema de segurança.

Outra iniciativa, destacada no encontro é o sistema de cidadania digital chamado de “E- Residence”. O programa permite que não-estônios tenham acesso a serviços da Estônia, como constituição de empresas, serviços bancários, processamento de pagamentos e tributação.

Ela falou ainda sobre o foco na política de segurança digital fornecida pelo governo.
Sistema disponibilizado para o cidadão decidir o que pode ou não ser compartilhado entre as instituições, além de mapear quem acessou as suas informações através do rastreio. “Na Estônia, o cidadão é o dono dos seus dados”, ressalta.

Já a procuradora do município de Novo Hamburgo, Cinara de Araújo Vila, apresentou a ferramenta chamada “Justiça Multiportas”, portal de informação em que você encontra serviços oferecidos pelo sistema de justiça gaúcho. O objetivo é proporcionar ao usuário a resolução de problemas e conflitos de forma mais adequada, rápida e eficaz.

No âmbito de inovação, Cinara explanou sobre o Laboratório de Inovação do Poder Judiciário do RS – Labee9-, espaço de inovação, criatividade, disrupção e transformação. O Laboratório tem a função de disseminar a cultura de inovação auxiliando na criação de soluções que se aproximem com o cidadão. Nele, os servidores de todas as áreas podem contribuir com ideias ou, ainda, desenvolver ações inovadoras que produzirão ganhos para os usuários internos e externos.

O diretor-geral do escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo do RS (EDP/RS), Hipárcio Stoffel, apresentou as ações desenvolvidas na esfera executiva estadual, destacando o portal RS.GOV.BR, sistema integrado com todos os serviços do executivo estadual no formato digital. “Hoje o Rio Grande do Sul tem 94% dos seus serviços disponibilizados virtualmente. É o estado que está colocado na primeira posição no ranking de serviços digitais para o cidadão”, ressaltou Stoffel.