Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Governo do Estado e Amazon Web Services assinam termo de cooperação no South Summit

Publicação:

114916B1 CD47 4479 8471 B1577D69E162
Assinatura aconteceu durante o South Summit Brasil - Foto: Lucas Motzkus, SPGG

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e a Amazon Web Services (AWS) Brasil anunciaram nesta quinta-feira (5/5) a assinatura de um termo de cooperação. O ato ocorreu durante a programação do South Summit, que ocorre até sexta-feira (6/5) no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Com o objetivo de conjugar esforços para promover e fomentar o ensino, a inovação, a ciência e a tecnologia no Rio Grande do Sul, o documento foi assinado pelo titular da SPGG, Claudio Gastal, e o diretor-geral para o Setor Público da AWS no Brasil, Paulo Cunha. Firmaram como testemunhas os secretários Alsones Balestrin, de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Raquel Teixeira, da Educação, além do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin.

“Empregabilidade, formação de jovens e estímulo a startups estão entre alguns dos eixos que comporão os esforços conjuntos futuros entre o Executivo e a AWS Brasil, o que significa que os gaúchos terão acesso a oportunidades e ferramentas extremamente competitivas”, afirmou Gastal.

“No dia seguinte à visita nos Estados Unidos, já estávamos à mesa desenhando os projetos conjuntos”, destacou Balestrin. A titular da Educação também celebrou a cooperação: “Só se constrói um Estado inovador com crianças e jovens. A Secretaria da Educação tem confiança de que está ajudando a gerar inovação no Rio Grande do Sul”, disse Raquel.

Intermediado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), o termo de cooperação marca o início do processo de colaboração entre o Estado e a AWS Brasil, sendo que outros documentos podem formalizar, futuramente, contribuições mútuas com outros órgãos de governo.

“A iniciativa do governo estadual é exemplar ao unir duas pontas da economia digital: o fomento à inovação e ao empreendedorismo e a capacitação em computação em nuvem, uma das habilidades de tecnologia mais requisitadas pelo mercado de trabalho”, afirmou Paulo Cunha. O mais recente Estudo Global de Habilidades Digitais da AWS, lançado em 2021, apontou a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem, como software de contabilidade e execução de instância de computação em nuvem AWS, como a habilidade mais desejada até 2025 pelos empregadores.

A aproximação entre as duas instituições se iniciou em março, quando o então governador Eduardo Leite, acompanhado de uma comitiva de secretários de Estado, visitou a sede da AWS em Arlington, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram apresentadas propostas que incluem capacitação do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, representado por universidades e startups sobre o potencial da computação em nuvem, ajuda para o Estado utilizar os recursos públicos de ensino superior e pesquisa para criar uma força de trabalho na nuvem habilitada a dar suporte à nova economia digital.

South Summit

Realizado desde 2012 em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos