Governo do Estado participa de evento sobre gestão de projetos

Stoffel realizou a palestra de encerramento do encontro
Stoffel realizou a palestra de encerramento do encontro - Foto: Lucas Barroso, SGGE

A diversidade de aplicação da gestão de projetos na administração pública foi a tônica do evento PMDay Setor Público, uma promoção do capítulo gaúcho do Project Management Institute (PMIRS) que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

Durante a tarde desta quarta-feira (11), foram apresentados cases de boas práticas de gerenciamento de projetos no setor público nas esferas federal, estadual e municipal. Na abertura, o secretário Claudio Gastal, titular da SGGE, destacou a importância de o poder público contar com bons métodos de governança e gestão para melhor servir o cidadão. “O modelo de gestão de projetos que o PMI preconiza é um modo de pensar e enfrentar problemas de gestão”, afirmou Gastal.

O diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, proferiu a última palestra do encontro, na qual abordou o processo de transformação guiado por projetos. “O gerenciamento de projetos no setor público é uma competência diferenciadora, especialmente na perspectiva da entrega de benefícios e valor ao cidadão. Projetos que contam com um bom emprego de práticas consagradas de gestão são capazes de gerar 2,5 vezes mais benefícios, na comparação com outras iniciativas”, afirmou Stoffel.

O diretor-geral do EDP compartilhou também os resultados de uma ação conjunta entre o Governo do Estado e o PMIRS, a capacitação dos gerentes de projetos estratégicos do Executivo estadual. Ao longo de dois meses, 30 servidores tomaram contato com metodologia, técnicas e ferramentas que visam qualificar o gerenciamento das iniciativas transversais consideradas prioritárias pela gestão.

Estiveram presentes na abertura do evento o Subprocurador-Geral da Justiça de Gestão Estratégica, Sérgio Harris, e o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle. Palestraram ainda a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; o CEO da iniciativa Transforma RS, Ronald Krummenauer; o coronel de Comunicações do Exército Brasileiro Rafael Faria; o diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Paulo Roberto Miranda; e a coordenadora do projeto Complexo Regulador da Procempa, Clarice Stella Porciuncula.