Governo do Estado realiza ciclo de seminários sobre transformação digital

Slide do painel Transformação Digital e, em miniatura, os participantes Fernanda (moderadora), Leal, Gastal e Stoffel
Evento inaugural detalhou a Estratégia Digital rs.gov.br - Foto: -

O ciclo de seminários virtuais Educação Executiva em Transformação Digital, uma realização do governo do Estado em parceria com o Instituto AWS, se iniciou esta semana. Fruto do acordo de cooperação firmado entre o Estado e a AWS em maio de 2022, o evento busca reunir as iniciativas em curso para a transformação digital do governo gaúcho, além de promover alinhamento em relação às melhores práticas internacionais. O programa inclui conceitos, abordagens e estratégias para a bem-sucedida transformação digital em governos, destacando o papel dos líderes como agentes de transformação.

No primeiro dia do ciclo, realizado na quarta-feira (16/11), o painel Transformação Digital e Aceleração do Ritmo de Mudança contou com o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, e o diretor-presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs), José Antonio Leal.

“Nosso governo sempre teve como proposta ressignificar a relação do Estado com o cidadão, por meio da transformação digital, e fazendo com o que o Estado se voltasse a servir a sociedade. Tivemos êxitos e muitas conquistas. Hoje já são mais de 650 serviços disponíveis por meio do rs.gov.br. Ainda temos desafios, mas avançamos na desburocratização e aprimoramos a qualidade dos serviços prestados à população”, disse Gastal.

À plateia de mais de 50 líderes das administrações direta e indireta, pontos focais da Estratégia Digital rs.gov.br e integrantes da rede de governança TIC, Stoffel abordou algumas das principais escolhas feitas pelo Estado, como o uso do principal endereço eletrônico do governo – a URL rs.gov.br – para a disponibilização de serviços, o alinhamento ao governo federal desde o início das ações e a decisão de ser fazer isso por meio de um portal responsivo. “Neste momento, temos instalado o Núcleo de Experiência Digital do Cidadão, que é uma forma de entender a experiência do usuário e traduzir esses dados em melhorias. O objetivo é tornar mais simples a relação das pessoas com os serviços”, afirmou.

Leal, que completou o time de painelistas, apresentou a estrutura que suporta a digitalização dos serviços e outras iniciativas em ciência de dados. “Há um grande aprendizado quanto ao tema digital na pandemia, pois nesse contexto o mundo fez em um ano o que levaria quatro ou cinco anos para realizar”, resumiu Leal, referindo-se à aceleração citada no título do painel.

A primeira manhã de seminário contou ainda com relatos de experiências internacionais da líder de transformação governamental de setor público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, María Inés Baqué. “O desafio que temos à frente, não importa o grau de maturidade, é que em matéria digital os cidadãos estão esperando cada vez mais dos governos”, disse María Inés.

Programação segue nos dias 23 e 30 de novembro

O ciclo de seminários virtuais de Educação Executiva em Transformação Digital é uma realização do Instituto AWS e da Estratégia Digital rs.gov.br, liderada pelo EDP, pela Procergs e pelo DGTIC/SPGG, e conta com correalização da Escola de Governo (EGOV).

O evento segue nos dias 23 e 30, com uma programação que conta com convidados internacionais, nacionais e do governo do Rio Grande do Sul, realizadas ao vivo e em sessões interativas, oportunizando networking e troca de experiências.