Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Governo estadual participa de evento sobre inovação em São Luís do Maranhão

Painel sobre o programa RS Digital foi destaque no segundo dia do Convergência 2024

Publicação:

apresentação
Diretor-presidente do EDP detalhou as ações do programa - Foto: EDP/Divulgação

A titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, participaram do Convergência 2024, evento sobre inovação no setor público realizado entre 1º e 3 de abril em São Luís, no Maranhão. O painel "RS Digital" destacou, na manhã de terça-feira, o programa de mesmo nome, que visa apoiar os municípios gaúchos na oferta de serviços digitais ao cidadão.  

O diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, apresentou o programa no evento, detalhando suas etapas. Ao aderi ao programa, o município passa a integrar a rede RS de Governo Digital, quando recebe um diagnóstico digital, com o apoio das plataformas rs.gov.br e gov.br. O processo tem sequência com a realização de capacitações e a elaboração de um plano de governo digital, culminando com o lançamento de um portal com os serviços digitais. Atualmente, 45 municípios gaúchos já aderiram ao programa, representando 27,1% da população e 26,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Stoffel, a deia é que o digital seja cada vez mais uma interface que facilite a relação entre governo e cidadão. “Estamos focados em atuar na melhoria da experiência dos usuários ao utilizar os serviços e, por isso, é fundamental atuar com a colaboração dos municípios”, pontua. 

"Demos início à Estratégia 2.0 do governo digital, que visa seguir proporcionando entregas de valor aos cidadãos, com a ampliação e a melhora da oferta de serviços", frisou a secretária Danielle. "Com a participação dos municípios, seremos capazes de alcançar estes objetivos e desburocratizar ainda mais os serviços acessados pela população", completou.  

O programa RS Digital integra a estratégia liderada pela SPGG, por intermédio do EDP, e conta com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento Econômico, Badesul, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e gov.br. 

rs.gov.br 

Com a aderência ao RS Digital, os municípios passam a ter espaço no portal rs.gov.br, a plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul, lançada em 2019. Nos últimos cinco meses, foram realizados 5,8 milhões de acessos mensais ao site, que oferece 717 serviços, com 77,5% de satisfação do usuário. Em 2023, a iniciativa ficou no Top 3 entre os melhores portais de governos estaduais no Prêmio iBest, pelo júri da Academia iBest.  

Convergência 2024  

O Convergência 2024 é um evento promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, com apoio da Rede de Inovação pelo Maranhão (RIMA), Sebrae e Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema). Comunicação pública, acesso a serviços digitais em localidades rurais e cidades sustentáveis são alguns dos temas tratados durante a programação, que inclui palestras e oficinas. 

Prêmio Conexão Inova  

Durante o Convergência, também foi realizada a entrega da premiação da 4ª edição do Prêmio Conexão Inova, no qual o programa RS Digital foi reconhecido como o principal projeto inovador em transformação digital. A Procergs, por sua vez, alcançou o 2º lugar na categoria Aprendizagem para Inovação, com o case “Oficinas para Desafios Públicos e Multiplicação de Abordagens de Inovação”. Organizado pela Conexão Inovação Pública, o prêmio visa à valorização de ações inovadoras no setor público brasileiro.  

Texto: Ascom/EDP/SPGG

 

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos