Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Ideação e cocriação são tema de capacitação online

Publicação:

Slide da apresentação de Bartelle e imagens de participantes do evento
Bartelle abordou a gestão de conflitos - Foto: Reprodução

Diferentes conceitos de inovação foram o ponto de partida para a atividade online Ideação e Cocriação em Projetos, a 20ª da iniciativa Ampliando Horizontes, voltada aos servidores do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP). A palestra foi conduzida pelo assessor de gestão e inovação Alex Rosa, pelo diretor de Execução de Projetos, Fernando Bartelle, e pela assessora de diretoria Michelle Fonseca.

Reprodução da tela em que o exercício foi realizado
Uma das ferramentas sugeridas foi usada na atividade - Foto: Reprodução

A capacitação, realizada nesta quinta-feira (15), abordou a importância da colaboração na concepção e modelagem de novas ideias, para que se possa chegar de fato a inovações. Além disso, foram apresentados alguns dos principais recursos para cocriação online que vêm sendo utilizados pelo EDP Lab – marca criada pela autarquia para trabalhos com a finalidade de idear projetos.

A gestão de conflitos em processos colaborativos também foi abordada no encontro. “Conflitos são necessários e impulsionam ideias melhores, desde que sejam bem geridos”, explicou Bartelle.

A atividade faz parte da trilha Criatividade e Inovação, uma das cinco idealizadas pelo projeto Ampliando Horizontes para a capacitação da equipe neste ano. As outras são Gestão de Processos (já finalizada), Gestão de Projetos, Liderança de Equipes e Direito na Administração Pública. As formações mesclam cursos gravados e atividades ao vivo.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos