Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Leite apresenta Mapa Estratégico em primeiro Seminário de Governo

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 08/04/2019 - Governador Eduardo Leite participa do Seminário de Governo - Governança e Estratégia
Governador Eduardo Leite participa do Seminário de Governo - Governança e Estratégia - Foto: Felipe Dalla Valle, Palácio Piratini

Na véspera de completar 100 dias à frente do governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite apresentou nesta segunda-feira (8) o Mapa Estratégico da gestão 2019/2022. Trata-se de um diagrama que vai nortear as ações e as estratégias do Executivo pelos próximos três anos e nove meses. “Quem tem mapa tem rumo, sabe para onde está indo e onde quer chegar”, sintetizou o governador.

A apresentação do Mapa marcou a abertura do primeiro seminário do atual governo, intitulado “Governança e Estratégia”, realizado na Casa da Música da Ospa. O evento contou com mais de 800 inscritos e foi destinado a secretários, diretores, coordenadores e servidores do Estado.

“Tenho certeza de que, trabalhando juntos e alinhados ao mesmo objetivo, ao final do mandato, nós vamos entregar muitos motivos para os gaúchos retomarem a confiança no futuro do nosso estado e o restante dos brasileiros sejam atraídos para o nosso estado”, afirmou Leite ao abrir o seminário.

A frase que serviu como base de desenvolvimento do Mapa Estratégico foi cunhada pelo próprio governador: "Evolução sem ruptura, que supere o discurso da crise e recupere a esperança e a autoestima, que leve o RS para um novo patamar de competitividade, tirando o estado da era analógica rumo à era digital para retomar o crescimento econômico e promover o desenvolvimento social".

A partir disso, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), em parceria com o Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), órgão vinculado à SGGE, criou um diagrama composto por quatro eixos:

1) Estado Sustentável;

2) Governança e Gestão;

3) Desenvolvimento Empreendedor;

4) Sociedade com Qualidade de Vida.

Relacionados aos eixos estão três entregas de valor (Serviços públicos modernos e ágeis; Estado competitivo e sustentável; e Uma sociedade próspera) e 19 objetivos estratégicos.

Para cada ação programa, haverá metas objetivas que serão acompanhadas através de um sistema próprio para isso, com indicadores e métricas. “É como um aplicativo de celular de navegação por GPS: não adianta colocar o destino, olhar e colocar o aparelho no bolso. Eu já fiz isso e me perdi. Com o nosso Mapa Estratégico é a mesma coisa: não adianta apenas sabermos para onde queremos ir enquanto governo. Temos de acompanhar e monitorar, para identificar os erros e ir ajustando a rota conforme for necessário”, explicou Leite.

Além do governador, os seguintes secretários falaram no evento: Tânia Moreira, de Comunicação, explicou as estratégias de comunicação do governo; Marco Aurelio Cardoso, da Fazenda, expôs o diagnóstico da realidade financeira do Estado e as iniciativas para recuperar o desenvolvimento; Leany Lemos, de Planejamento, Orçamento e Gestão, focou no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023; e Claudio Gastal, da SGGE, explicou como vai funcionar o sistema de acompanhamento das ações estratégicas do governo.

Gastal, que coordena o processo de planejamento do Mapa, falou sobre o conceito de governança e gestão que está sendo implementado. O secretário ressaltou que a visão estratégica está alinhada à transversalidade de governo e tem foco no pequeno, médio e longo prazo. “O conflito entre o curto e o longo prazo sempre vai existir. As urgências e as necessidades não vão sumir, mas você precisa lembrar do conceito existente e manter as estratégias conforme o planejado. Isso determina onde você quer chegar, para não se perder na caminhada“, afirmou Gastal.

Próximos passos

Ao longo da semana, técnicos da EDP, SGGE e Seplag realizarão workshops para identificar os projetos estratégicos de cada uma das 22 secretarias. Na próxima segunda-feira (15), está marcada a segunda etapa do Seminário, no mesmo local, e com apresentação dos demais secretários de seus respectivos papéis no desenvolvimento estratégico do governo.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos