Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Mapa Estratégico do Governo é apresentado para lideranças do Executivo

Publicação:

Casa da Ospa, com plateia cheia, diante do palco no qual autoridades realizam a apresentação
Leite apresentou para secretários, secretários-adjuntos e dirigentes de órgãos vinculados documento que orienta a gestão - Foto: Gustavo Mansur, Secom

A alta gestão do governo do Estado esteve reunida na Casa da Ospa, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (24/4), para o seminário de lançamento do Mapa Estratégico do Governo. Lideranças do Executivo estadual – secretários, secretários-adjuntos e dirigentes de órgãos vinculados, entre outros – conheceram, em primeira mão, o documento que define e orienta a estratégia da gestão para o período 2023-2026.

A apresentação dos detalhes do mapa foi feita pelo governador Eduardo Leite, que reforçou o caráter de referência do documento para quando as lideranças definirem as estratégias e tomadas de decisões.

“Não é um documento decorativo para ser colocado na parede e esquecido. Deve ser consultado e relembrado sempre. É o que norteia os projetos deste ciclo de governo. Sabemos onde estamos, para onde queremos ir e o que nos leva até lá. Vamos traçar os caminhos e temos todo o sistema de monitoramento, planejamento, gestão e governança para que possamos acompanhar os projetos e, identificando obstáculos, corrigir a rota e tomar contramedidas necessárias para que possamos atingir nosso objetivo”, disse.

O mapa apresenta 22 objetivos estratégicos organizados em quatro eixos:

  • Estado próspero;
  • Planejamento, governança e gestão;
  • Sociedade inclusiva, justa e feliz;
  • Desenvolvimento econômico inovador.

Estão listadas também definições que incluem prioridades para educação, saúde, inovação, combate à pobreza e irrigação.

Leite destacou a importância do alinhamento estratégico entre as equipes. “Quando cada um puxa para um lado, as forças se anulam e não saímos do lugar. Na medida em que alinhamos, conseguimos puxar com mais força e mais velocidade porque colocamos nossa energia no que é mais importante e que vai realmente impactar na vida das pessoas”, enfatizou.

Durante o seminário, conduzido pelo diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, o vice-governador Gabriel Souza abordou um momento referencial para a construção do mapa estratégico, que foi o processo de transição da gestão anterior para a atual.

“Neste processo de transição, analisamos cinco eixos iniciais para entender o que o governo anterior já havia realizado e depois coletamos contribuições de diversos atores políticos. Muita coisa nova veio e outras reforçaram aquilo que já imaginávamos que teríamos de fazer", observou Gabriel. "Foi um trabalho feito a muitas mãos, a partir do qual aprimoramos o que estava sendo construído no primeiro ciclo de governo e o que foi discutido na campanha eleitoral. Com as devolutivas e sugestões que tivemos, consolidamos um material muito rico, plural e qualificado, que serviu de substrato para podermos avançar na estratégia do mapa de governo.”

O conteúdo desenvolvido no processo de transição entre as duas gestões, o plano de governo, o discurso de posse do governador e a publicação Panorama global, Brasil e RS: desafios e oportunidades foram matérias-primas para o Ciclo de Planejamento Estratégico 2023-2026.

"Somos um governo de continuidade, mas isso não torna menor o desafio para os próximos quatros anos. O resultado que entregamos com este mapa estratégico foi construído com a colaboração de todos e, a partir dele, seguiremos o rumo para proporcionar as entregas necessárias à população gaúcha", destacou o secretário em exercício de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira.

Em uma fala que encerrou o seminário, o governador fez um apelo aos servidores presentes para que dediquem todos os esforços na construção de soluções que melhorem a vida dos gaúchos.

“O que precisamos para que esse governo seja exitoso é equilibrar razão e emoção. O racional apresentamos hoje, de forma muito bem construída, com o que deve nos guiar, mas peço também que se coloque paixão naquilo que é feito. Precisamos que cada um de vocês canalize toda essa vontade para fazer as coisas acontecerem de verdade, porque estamos aqui para atender a uma sociedade que espera, precisa e merece muito de nós”, enfatizou.

Governador Eduardo Leite discurso ao microfone em frente a tela que exibe o Mapa Estratégico do Governo
“O que precisamos para que esse governo seja exitoso é equilibrar razão e emoção", disse o governador - Foto: Gustavo Mansur, Secom

Próximos passos

Durante o seminário de apresentação do mapa, foi formalizada a abertura do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Trata-se da peça macro do planejamento público prevista nas constituições Federal e Estadual e que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas dos programas da administração direta e indireta para um período de quatro anos, sendo elaborado no primeiro ano de cada gestão, alcançando o primeiro ano da gestão seguinte. O prazo legal para a entrega do documento à Assembleia Legislativa é 1º de agosto.

Após o ato de abertura do PPA 2024-2027, a elaboração do material, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), terá sequência com uma série de oficinas e capacitações destinadas aos servidores de todos os órgãos do governo estadual. Ao todo, serão sete oficinas que se iniciam na terça-feira (25/4) e que abordarão desde a identificação de problemas, ações programáticas, indicadores de resultado e regionalização até a definição dos projetos estratégicos e metas físicas.

"O Plano Plurianual já é um desdobramento da estratégia e marca um entendimento mais profundo de todos os conceitos do mapa. A partir dele, conseguimos chegar a cada secretaria, a cada órgão e a cada departamento, para que possam saber qual a contribuição para a realização desses objetivos estratégicos", destacou a subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo.

O cronograma de elaboração prevê a entrega do PPA para validação do governo até 7 de julho e, na sequência, o encaminhamento à Assembleia até o início de agosto.

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP, Vagner Benites/Ascom SPGG e Thamíris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom
EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos