Missão do RS conhece como Estônia incentiva negócios digitais

Grupo do RS visitou o Tehnopol, na Estônia, campus de pesquisa e negócios que ajuda startups e PMEs a crescer mais rapidamente - Foto: Alexandre Elmi, Secom

A forma como a Estônia criou ambientes que estimulam a inovação e os negócios que decorrem da aplicação da tecnologia foi um dos eixos do segundo dia da missão governamental e empresarial do Rio Grande do Sul ao norte da Europa e ao Oriente Médio.

Pela manhã, a visita ao Tehnopol, um parque tecnológico desenvolvido pelo governo do país, pela cidade de Tallinn e pela TalTech (Universidade Técnica de Tallinn), comprovou que a conexão entre empresas em desenvolvimento e grandes companhias pode ampliar os resultados do investimento em tecnologia e a criação de uma nova mentalidade para a inovação.

Tehnopol é um campus de pesquisa e negócios com a missão de ajudar startups e PMEs (pequenas e médias empresas) a crescer mais rapidamente. Conforme a consultora Anu Puusaag, a estratégia do Tehnopol, além das atividades tradicionais de incubação de empresas, é oferecer mentoria para acelerar o compartilhamento no desenvolvimento de projetos. Mais de 200 empresas inovadoras de base tecnológica têm sede no parque. O foco de atuação está em tecnologia da informação e comunicação (TIC), cidades inteligentes, tecnologia para a saúde e tecnologias sustentáveis.

Anu detalhou o projeto Prototron, que antecede a formação de uma startup. “Pegamos o projeto quando é apenas uma ideia, não há a empresa ainda, e criamos as condições para que se desenvolva”, explicou.

São dois editais por ano de seleção de projetos, que recebem 35 mil euros para saírem da prancheta. O formato do apoio depende do tipo de ideia proposta. A iniciativa cumpre um papel de internacionalização, uma das características da aposta em tecnologia feita pela Estônia. Além de ideias dos países bálticos, projetos da Rússia buscam o apoio do Prototron.

Allan Lahi, coordenador de Cooperação da TalTech, apresentou algumas áreas de investigação da universidade, com foco no desenvolvimento de aplicações com tecnologia. Uma dos projetos destacados por ele foi o do pavimento eletrônico, uma solução que pode revolucionar a funcionalidade das infraestruturas de transporte.

O e-paviment combina sensores, dispositivos eletrônicos, geração de energia e capacidade de comunicação, podendo se constituir em uma ferramenta para mudar a concepção das cidades inteligentes.

Lahi lembrou que outros países também estão investindo na tecnologia, como China e Estados Unidos, o que coloca a Estônia na linha de frente do desenvolvimento da solução. O professor da TalTech comentou o desafio de investir em inovação, o que tem exigido a criação de programas permanentes para atrair profissionais e aumentar o grau de confiança no projeto e-Estônia (como os estonianos chamam o esforço para fixar a marca de país tecnológico).

Com o projeto Choose IT, a TalTech busca atrair pessoas de outras áreas do conhecimento para trabalhar com TI. Conforme Lahi, o projeto ajuda a tornar mais criativa e interdisciplinar a aposta da Estônia em tecnologia, a partir de um ambiente rico em colaboração. “O desafio é não separar cientistas de estudantes, mas fazê-los trabalhar como negócio”, resumiu Lahi.

Anu e Lahi também explicaram a relação da população com a tecnologia, o que tem ajudado a Estônia acelerar o seu posicionamento tecnológico. De acordo com Anu, até mesmo em função dos resultados alcançados, ter uma startup é uma honra para os estudantes. Lahi, que lembrou o fato de 30% dos eleitores usarem a ferramenta da voto eletrônico à distância, explicou que a confiança da população é crescente. “A adesão sempre depende da tecnologia se tornar confiável”, lembrou o pesquisador.

À tarde, o grupo participou de um encontro na Ülemiste Tecnópolis, com empresas estonianas em busca de parcerias no Brasil. Até 21 de novembro, o grupo vai passar por Suécia e Israel. Além de integrantes do governo do Estado e empresários, participam das agendas da missão pelos três países representantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de Passo Fundo (UPF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional RS (Assespro-RS).