RS Digital é tema de ação no Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico

Grupo de representantes municipais reunido com certificado que simboliza a adesão ao projeto
A partir do evento, Fórum Permanente de Secretários de Desenvolvimento do Estado se integra ao grupo de parceiros do RS Digital - Foto: Priscila Ely

Uma ação de mobilização e captação de novas adesões ao RS Digital foi realizada nesta sexta-feira (5), durante o 17º Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. No evento, que durou dois dias no município de Restinga Sêca, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, falou sobre a iniciativa que apoia as prefeituras na ampliação da oferta de serviços digitais à população.

Com as novas adesões, chega-se a um total de 35 municípios participantes. “Queremos juntos desenvolver a jornada digital dos municípios, usando como referência toda a experiência do rs.gov.br, que é a agenda digital do Estado. Trabalhamos com a premissa de que o cidadão é o mesmo na cidade, no Estado ou na União, portanto faz mais sentido que a agenda digital das diferentes esferas de governo seja comum a todos”, afirmou Stoffel durante o painel Plataformas do governo que geram desenvolvimento: RS Digital e Tudo Fácil Empresas, do qual também participou o coordenador da Rede Sim, Silvio Ramão.

Ao aderir ao projeto, os municípios passam a fazer parte da Rede RS de Governo Digital, por meio da qual obtêm apoio no diagnóstico digital, acesso a capacitações e auxílio na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada prefeitura possa oferecer seu próprio portal de serviços. Ainda este mês, em Porto Alegre, deve ocorrer a primeira oficina dirigida aos municípios participantes.

A partir do evento, o Fórum Permanente de Secretários de Desenvolvimento do Estado se integra ao grupo de parceiros do RS Digital, que conta também com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o gov.br, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a agência de fomento Badesul, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

No primeiro dia do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (4/5), o vice-governador Gabriel Souza participou por meio de um vídeo gravado exibido aos participantes. No mesmo dia, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, palestrou sobre programas de incentivo do governo.

Sobre o rs.gov.br

Atualmente, o rs.gov.br, plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul, disponibiliza 739 serviços estaduais, sendo 94% deles digitais. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões. Essa estratégia é liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) por meio do EDP e da Procergs.