RS Digital recebe prêmio de projeto inovador em transformação digital

imagem
Representantes da Procergs, titular da SPGG e diretor-presidente do EDP receberam premiações - Foto: Procergs / Divulgação

O RS Digital, que apoia municípios na transição para um modelo de governo digital, foi destacado como o principal projeto inovador em transformação digital na 4ª edição do Prêmio Conexão Inova. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira (1/4), em São Luís, no Maranhão, durante o evento Convergência. A iniciativa gaúcha faz parte da estratégia liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

O RS Digital tem como objetivo aprimorar e expandir os serviços oferecidos a cada cidadão gaúcho, por meio do suporte aos municípios do Estado. Lançada em março de 2023, a iniciativa visa implementar estratégias de governo digital nos 497 municípios gaúchos, oferecendo capacitação, avaliação, plano de ação e acesso a melhores práticas. Atualmente, 45 cidades já aderiram à rede RS Digital.

A titular da SPGG, Danielle Calazans, afirmou que o governo do Estado trabalha para desburocratizar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. "Estamos promovendo a expansão dos serviços digitais para todos os municípios gaúchos e realizando ações que possibilitem o letramento digital para os usuários de forma cada vez mais simplificada e eficiente.  Para tanto, o governo do Estado está apoiando os municípios em sua jornada de transformação digital. Basta que os municípios interessados façam a adesão ao programa e passem a integrar a rede RS de Governo Digital. A partir da adesão, será realizado o diagnóstico digital, com o apoio do rs.gov.br  e gov.br, e se iniciarão as capacitações para elaboração do plano digital do município, que resultará na oferta de serviços digitais aos cidadãos dentro do portal RS Digital”, explicou a secretária. “Atualmente, somos o Estado mais digital do país, com  95% dos serviços digitalizados, desde a implantação do programa em 2023. O objetivo é seguir ampliando a rede e investindo permanentemente em melhorias no atendimento à população”, destacou.

O diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, ressaltou os resultados alcançados pela estratégia digital desenvolvida no Rio Grande do Sul. “É gratificante ver os avanços significativos que estamos alcançando em nossa missão de modernizar e tornar mais acessíveis os serviços públicos para os cidadãos. O RS Digital está em sintonia com a visão do rs.gov.br de transformar a interação entre os cidadãos e o governo. Estamos comprometidos em utilizar toda a expertise em transformação digital do Estado para apoiar os municípios em seu caminho rumo à modernização e à excelência em serviços públicos”, disse.

Procergs

No evento, a Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul  também foi destaque, com a premiação pelo 2º lugar no Prêmio Conexão Inova, na categoria Aprendizagem para Inovação, com o case “Oficinas para Desafios Públicos e Multiplicação de Abordagens de Inovação”.

O prêmio é promovido pela rede Conexão Inovação Pública, uma articulação nacional de inovação no setor público que tem como propósito engajar e aprimorar agentes públicos para fornecer melhores serviços aos cidadãos.

Texto: Ascom EDP e Ascom SPGG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom