Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Secretarias apresentam projetos estratégicos para 2019-2022

Publicação:

Governador Eduardo Leite e vice-governador Ranolfo Vieira Júnior abriram a segunda parte do Seminário de Governo
Governador Eduardo Leite e vice-governador Ranolfo Vieira Júnior abriram a segunda parte do Seminário de Governo - Foto: Itamar Aguiar, Palácio Piratini

Uma semana depois da realização da primeira parte do Seminário de Governo, em que foi divulgado o Mapa Estratégico da gestão 2019-2022, o governador Eduardo Leite, secretários, diretores e coordenadores voltaram a se reunir, nesta segunda-feira (15/4), para apresentar as ações desenvolvidas a partir do diagrama apresentado.

Nos últimos sete dias, cerca de 400 servidores participaram de mais de 60 horas de workshops, coordenados pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), que resultaram em 92 projetos para as 22 secretarias. As propostas visam atingir os 19 objetivos estratégicos traçados pelo governo no Mapa. Na manhã desta segunda, cada secretário apresentou até três dos projetos de sua área.

“Passado o balanço dos 100 dias que fizemos na semana passada, o foco, agora, está em definirmos o que vamos entregar ao fim de quatro anos. E, como diz a nossa nova marca, queremos fazer ‘novas façanhas’ de modelo a toda terra”, afirmou Leite na abertura da segunda parte seminário, intitulado “Governança e Estratégia”.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, também presente no início dos trabalhos, reforçou que cada secretaria precisa fazer a sua parte a partir das diretrizes estabelecidas. “Estou muito otimista. Definimos as prioridades de cada área e já conseguimos vislumbrar um rumo. Agora, precisamos tirá-las do papel”, afirmou Ranolfo.

Além de detalharem as propostas e os objetivos estratégicos que cada uma visa atender, os secretários também explicaram quais os resultados são pretendidos – inclusive os que devem ser alcançados ainda em 2019 – e os setores parceiros de cada iniciativa. Em uma Galeria de Projetos, na entrada do auditório, as secretarias puderam apresentar outras propostas, em um total de até cinco por área.

“É um trabalho de fôlego, que demandou muito de todos os envolvidos, mas que tenho certeza vai facilitar o nosso trabalho no dia a dia, nos guiando e sem nos deixar esquecer de quais são os nossos objetivos estratégicos diante das demandas de curto prazo”, disse o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que coordena o processo de planejamento do Mapa e também ficará responsável pelo acompanhamento do sistema de monitoramento das ações.

Próximos passos

A partir da apresentação no seminário, as pastas trabalharão durante o próximo mês na definição de orçamento, prazo de execução, métricas e demais detalhes de cada projeto.

Depois disso, na metade de maio, o governo irá iniciar a integração do Mapa Estratégico com o processo de Acordo de Resultados e Monitoramento de Resultados. Todo esse planejamento servirá de âncora, ainda, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que começa ainda em abril.

O Mapa Estratégico

A frase que serviu como base para Mapa Estratégico foi cunhada pelo governador: "Evolução sem ruptura, que supere o discurso da crise e recupere a esperança e a autoestima, que leve o RS para um novo patamar de competitividade, tirando o estado da era analógica rumo à era digital para retomar o crescimento econômico e promover o desenvolvimento social".

A partir disso, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, em parceria com o EDP, criou um diagrama no qual 19 objetivos estratégicos foram divididos quatro eixos:

1) Estado Sustentável

2) Governança e Gestão

3) Desenvolvimento Empreendedor

4) Sociedade com Qualidade de Vida


Relacionados aos eixos estão três entregas de valor:

1) Serviços públicos modernos e ágeis

2) Estado competitivo e sustentável

3) Sociedade próspera

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos