Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Segundo dia de seminário de transformação digital enfoca serviços ao cidadão

Publicação:

Slide da apresentação Resumo do Dia e miniaturas das imagens de Fabiano Fernandes e María Inés Baqué
Palestraram no evento integrantes da SPGG, do EDP e do DetranRS, além de convidados - Foto: -

A experiência digital do cidadão foi o tema do segundo dia do ciclo de seminários virtuais Educação Executiva em Transformação Digital, uma realização do governo do Estado em parceria com o Instituto AWS. O evento teve sessão na manhã desta quarta-feira (23), prosseguindo com a programação iniciada no dia 16 e que se encerra em 30 de novembro.

Fruto do acordo de cooperação firmado entre o Estado e a AWS em maio de 2022, o ciclo busca reunir as iniciativas em curso para a transformação digital do governo gaúcho, além de promover alinhamento em relação às melhores práticas internacionais. O programa inclui conceitos, abordagens e estratégias para a bem-sucedida transformação digital em governos, destacando o papel dos líderes como agentes de transformação.

A agenda teve como palestrantes principais os especialistas do Reino Unido Liam Maxwell, diretor de transformação governamental da AWS, e Alex Meek-Holmes, líder no mesmo setor, que trouxeram experiências internacionais e reflexões práticas sobre a temática. O diretor de Desenvolvimento de Negócios do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Fabiano Fernandes, fez o encerramento dos conteúdos do dia, juntamente com a líder de transformação governamental da AWS María Inés Baqué. “A transformação digital tem três pilares: tecnologia, processos e pessoas. Sem a transformação comportamental, no modo de pensar e agir, não se tem transformação digital”, definiu Fernandes.

Também do governo do Estado, participaram do painel Serviços Centrados no Cidadão o diretor técnico do DetranRS, Fabio Pinheiro, e o coordenador do projeto DescomplicaRS, Magnum Eltz. Pinheiro destacou a necessidade de se priorizar as necessidades dos usuários dos serviços, e não da própria gestão: “trabalhamos com um público diversificado, e temos que atender a todos, o que é ao mesmo tempo uma grande oportunidade e um grande desafio”.

Eltz, dentre outros temas, compartilhou exemplos das iniciativas DescomplicaRS e Tudo Fácil Empresas. “Temos que buscar a melhor experiência possível, validando os projetos com o público-alvo. Por isso é importante trazer a sociedade civil pra dialogar com o governo. O projeto DescomplicaRS é uma forma de fazer isso”, afirmou Eltz.

Participaram deste segundo dia mais de 50 líderes das administrações direta e indireta, pontos focais da Estratégia Digital rs.gov.br e integrantes da rede de governança TIC.

Programação segue no dia 30 de novembro

O ciclo de seminários virtuais de Educação Executiva em Transformação Digital é uma realização do Instituto AWS e da Estratégia Digital rs.gov.br, liderada pelo EDP, pela Procergs e pelo DGTIC/SPGG, e conta com correalização da Escola de Governo (EGOV).

O evento segue se encerra no dia 30, com uma programação que conta com convidados internacionais, nacionais e do governo do Rio Grande do Sul, realizadas ao vivo e em sessões interativas, oportunizando networking e troca de experiências.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos