Venâncio Aires é o décimo oitavo município a aderir ao Tudo Fácil Empresas

Grupo de autoridades posa, diante de uma mesa, com documento que formaliza a adesão
Plataforma visa a agilidade e desburocratização ao abrir uma empresa de baixo risco - Foto: ASCOM Venâncio Aires

O município de Venâncio Aires é a décima oitava cidade a aderir ao Tudo Fácil Empresas (TFE). O lançamento ocorreu durante a manhã de 20 de dezembro. Estiveram presentes a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), Lauren de Vargas Momback, o coordenador da Redesim da JucisRS, Silvio Ramão, além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Roger Pozzi, do diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel,d o prefeito do município, Jarbas da Rosa, e demais autoridades municipais.

O TFE tem o objetivo de ajudar quem tem o desejo de abrir uma empresa individual e limitada, enquadrando 566 atividades consideradas de baixo risco, de forma totalmente ágil e em até 10 minutos. O ato pode ser efetuado na palma da sua mão, apenas com seu celular.

O empreendedor que optar por abrir sua empresa através do sistema obterá a viabilidade de endereço, o registro na JucisRS, o cartão do CNPJ, a inscrição tributária estadual e a inscrição tributária municipal. Além do alvará de funcionamento, da dispensa de licenciamento do Meio Ambiente Estadual, da dispensa de licenciamento da Vigilância Sanitária Estadual, da dispensa de licenciamento do Corpo de Bombeiros e da dispensa de licenciamento dos órgãos municipais.

Lauren ressalta a importância da ferramenta para a desburocratização do município e do Estado. “A plataforma Tudo Fácil Empresas fomenta o desenvolvimento econômico e com isso o Estado e o município saem ganhando. Pois a JucisRS trabalha para facilitar a vida de quem quer empreender”.

O prefeito de Venâncio Aires destaca a adesão do município à ferramenta de desburocratização. “Com a implementação do sistema, esperamos incentivar outras cidades a procurar a JucisRS para também adotar a plataforma e com isso ajudar no desenvolvimento estadual”.

Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Montenegro, Frederico Westphalen e Rio Pardo já implementaram o Tudo Fácil Empresas em seus sistemas.

Fonte: ASCOM JucisRS