Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Governo do RS compartilha com comitiva do Acre experiências para apoiar vítimas de eventos climáticos adversos

Publicação:

reuniao acre
Secretarias do RS receberam integrantes do governo do Acre para divulgação de experiências. - Foto: Priscila Barbosa Ely / EDP

Em um esforço colaborativo para enfrentar os desafios causados por eventos climáticos, o Governo do Rio Grande do Sul recebeu, nesta terça-feira (19), uma comitiva representando o estado do Acre. A agenda foi organizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, com coordenação do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Defesa Civil do Estado e participação das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; Habitação e Regularização Fundiária e Meio Ambiente e Infraestrutura. 

A agenda de trabalho, realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, teve início com a apresentação do EP2R - Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução, realizada pelo diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel. “A atuação conjunta dos diversos órgãos de governo de forma ágil foi muito importante diante das situações que se apresentaram. Por sua vez, o EP2R foi uma estratégia que, durante as ações em campo, se mostrou necessária e, posteriormente, exitosa, no sentido de prestar o auxílio necessário às populações”, destacou. 

Durante a reunião, a secretária adjunta de Planejamento do Acre, Kelly Lacerda, destacou os objetivos da missão, com o “Viemos com o intuito de reduzir o nosso tempo de atuação em relação à crise. Acreditamos que vocês se tornaram uma referência e nosso objetivo é levar esses aprendizados para auxiliar a nossa população”. 

O tenente-coronel Rafael  Luft da Defesa Civil Estadual do RS, ressaltou a importância do Estado estar recebendo uma comitiva do Acre, pois mostra que o trabalho que vem sendo realizado principalmente no Vale do Taquari está servindo de modelo para outros Estados aplicarem as metodologias em situações de eventos adversos, além de que a integração das Defesas Civis e outras secretarias é um importante instrumento para um trabalho efetivo com diferentes visões sobre temas extremamente relevantes.

A programação teve andamento com discussões e apresentações sobre temas como o Programa Fundo a Fundo e o Programa A Casa é Sua e A Casa é Sua - Calamidade. Também foi apresentado o Gabinete de Eventos Climáticos, Monitor e Plano de Trabalho e Remoção de Entulhos. No período da tarde, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Sistema de Defesa Civil Estadual RS e realizar uma visita ao Centro Logístico da Defesa Civil Estadual RS.

Também integraram a comitiva o Coordenador da Casa Civil do Acre, Ítalo César Soares de Medeiros; o Secretário de Habitação e Urbanismo, Egleuson Araújo Santiago; a Secretária Adjunta de Obras, Samara Raquel Damasio Pereira; a Secretária de Meio Ambiente, Julie Messias e Silva e o Coordenador da Defesa Civil, Carlos Batista da Costa. 

Raquel Schneider / Ascom EDP



EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos