Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Missão gaúcha da área de TIC e inovação faz benchmarking em Santa Catarina

Publicação:

Comitiva do RS visita a Associação Catarinense de Tecnologia
Comitiva do RS visita a Associação Catarinense de Tecnologia - Foto: Procergs, divulgação

Nos dias 25 e 26 de novembro, uma missão gaúcha da área de TIC e inovação, formada por representantes das secretarias de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) – por meio do diretor administrativo do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Fabiano Fernandes –, de Inovação, Ciência e Tecnologia (SCIT), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Procergs, esteve em Florianópolis, Santa Catarina, com o objetivo de trocar experiências sobre como funciona o ecossistema de inovação naquele Estado, hoje considerado como uma das maiores referências no país em inovação e empreendedorismo. O encontro foi importante para conhecer como está estruturada a rede de atores envolvidos e parcerias estabelecidas nesse contexto, abrangendo entidades públicas e privadas.

Da visita técnica, será gerado um relatório com a consolidação do conhecimento e das percepções obtidas com o benchmarking realizado, como insumo para a identificação de oportunidades e ideias que possam ser aplicadas no RS, nas iniciativas de inovação e de transformação digital no Estado.

Na missão, foram visitados diversos centros de inovação, parques científicos, tecnológicos e de inovação, incubadoras, aceleradoras e outros espaços e entidades que são parte desse ecossistema que contempla uma rede de inovação que apoia, dá suporte, capacita e inspira a empreendedores, de startups a empresas de grande porte, e gera conexões que fortalecem e potencializam o desenvolvimento do Estado.

A visita foi iniciada no Parque de Inovação Sapiens Park, que possui infraestrutura e dedica seu espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras e estratégicas para o desenvolvimento de regiões do Estado. Nessa primeira agenda, o grupo primeiramente conheceu a história, constituição e funcionamento do Parque e, após, visitou uma das empresas nele instalada, a Softplan, que é uma das maiores empresas de software do país, atuante há 29 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública.

Após conhecer o Sapiens Park, a missão seguiu para o que se denomina Rota da Inovação e conheceu um dos Centros de Inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que mais do que uma entidade associativa, é uma rede que apoia o ecossistema local e provê suporte, capacitação, estrutura e inspiração aos empreendedores do Estado, de startups, a empresas de grande porte, gerando conexões dentro e fora do país que fortalecem os setores de tecnologia e negócio. Na ocasião, foi realizado um tour pelos seus espaços de colaboração, laboratórios, coworkings e empresas hoje acolhidas no Acate, seguido de reunião de detalhamento do funcionamento do ecossistema de inovação da entidade feita pelo diretor presidente da Acate, Daniel S. Leipnitz.

No segundo dia de benchmarking, o grupo visitou primeiramente o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), uma incubadora da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) que, atualmente, mantém 45 empresas de base tecnológica. Na visita foi apresentada a sua trajetória, o seu modelo de gerenciamento (que envolve as principais representações da sociedade, como a prefeitura de Florianópolis, o Governo do Estado, a Universidade Federal de Santa Catarina e entidades de classe do meio empresarial), a sua função no ecossistema de inovação e também o local e produto de uma das empresas incubadas pelo Centro.

Foi também feita uma visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que, através do secretário e de sua equipe e integrante da Secretaria de Turismo, apresentou ações que estão sendo feitas como a criação de espaços públicos de cocriação, o apoio e parceria a centros de inovação e alguns projetos com apoio ou orientação para negócio e empreendedorismo.

A última agenda da missão foi uma visita ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) para uma troca de experiências de iniciativas relacionadas a tecnologias e transformação digital.

Integraram a comitiva gaúcha:

  • SGGE – diretor administrativo-financeiro do EDP, Fabiano Fernandes
  • SICT – diretora de Gestão e Inovação, Ana Paula Matei, e diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Márcio de Souza Pires
  • Seplag – coordenador do Labinova, Alexandre Rovinski Almoarqueg, e chefe da Divisão de Indicadores Conjunturais e de Inovação, Pedro Tonon Zuanazzi
  • Procergs - diretor-presidente, José Antônio Costa Leal, diretor de Negócios e de Relacionamento com Cliente, Josué de Souza Barbosa, coordenadora do Projeto RS Digital, Liliane Gomes Utz, responsável pelos projetos de Inovação e Oficinas de Criação e Ágeis, Luciana Hahn Menezes, e chefe do Setor de Tecnologia e Desenvolvimento, Luciano Monteiro da Silva
EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos