Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Portal que levou Estado ao topo do ranking nacional de oferta de serviços digitais completa dois anos

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rsgov 2 anos
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Completa dois anos neste sábado (6/11) o portal de serviços do Estado: rs.gov.br. A iniciativa, que já garante acesso a mais de 300 funcionalidades digitais, levou o Rio Grande do Sul a conquistar o inédito primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), divulgado em julho.

O rs.gov.br fecha dois anos com um total de 487 serviços estaduais disponíveis, sendo 63% deles digitais. A meta é chegar a 100% até o fim de 2022. Além das funcionalidades referentes ao Executivo gaúcho, é possível acessar outras esferas do poder público. A procura mensal pelos serviços, em todas as plataformas disponíveis, alcança média de 4,66 milhões.

“Chegamos a essas marcas a partir de uma diretriz muito clara de trabalhar por um governo digital, mais simples e menos burocrático. Seguiremos caminhando nessa direção até chegar à integralidade dos serviços também em formato digital”, afirma o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal.

O projeto de transformação digital do governo do Rio Grande do Sul faz parte da estratégia da SPGG e é liderado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), com apoio técnico da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado.

“Oferecer mais de 300 serviços digitais significa dizer que o governo do Estado já se encontra, em grande medida, na palma da mão de todos os gaúchos, que podem resolver suas demandas acessando a plataforma a partir de seu computador, tablet ou telefone celular. Isso é a essência do poder público”, afirma o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.

Entre as premissas do projeto, estão o alinhamento aos preceitos do projeto federal gov.br, sendo o Rio Grande do Sul o primeiro Estado a aderir à Rede Nacional de Governo Digital – Rede gov.br, ainda em abril de 2019. Em março do ano passado, o acesso aos serviços do RS passou a ser feito por meio do login gov.br.

Outro atributo essencial foi a criação de um portal responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador), que disponibiliza a carta de todos os serviços em um mesmo ambiente. Uma barra de pesquisa em destaque e as demandas mais acessadas estão entre as funcionalidades ofertadas.

Ranking nacional

O Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 é realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). De acordo com o Ranking dos Governos Estaduais e Distrital, o RS conquistou 91 pontos, se tornando o único Estado enquadrado no nível ótimo da escala de maturidade apresentada pelo indicador. Bahia, em segundo lugar, e Paraná, em terceiro, foram considerados muito bons nos quesitos avaliados.

Além da primeira posição na avaliação nacional, o RS figura no topo do ranking nas dimensões Capacidades para a Oferta Digital de Serviços (que mede a implementação do portal único ou do portal de serviços, a carta de serviços e outros fatores habilitadores) – empatado com a Bahia – e Regulamentação sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos (focada em dispositivos legais ou infralegais relacionados à temática de governo digital).

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos