Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Programa de desburocratização para abrir empresas chega a 400 municípios gaúchos

Publicação:

Logotipo da Rede Simples RS
Logotipo da Rede Simples RS - Foto: Reprodução

Um trabalho conjunto do governo do Estado e Sebrae RS alcançou um número expressivo em dezembro de 2020. O incentivo a adesão dos municípios à Rede Simples, que facilita a abertura de empresas, alcançou 400 cidades gaúchas, beneficiando 96% das empresas no RS.

Com a adesão, os municípios fazem parte da rede criada com intuito de desburocratizar o processo de registro e licenciamento de negócios no Estado. A meta do governo é contar com todos os 497 municípios até 2022.

“Em nossa gestão, a Rede Simples está inserida em um projeto mais amplo, que é o DescomplicaRS [projeto apoiado tecnicamente pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos]. Ele é um dos eixos que estamos trabalhando para desburocratizar a vida do cidadão e do empresário. O governo tem o dever de ressignificar essa relação, pois é um prestador de serviço e só existe para servir as pessoas”, afirmou o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal.

Na RedeSimples, os órgãos que emitem permissões para a abertura de um negócio estão integrados (Junta Comercial, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda), acelerando o processo, assim como evitando a presença física e aglomerações, pois todas as etapas são digitais.

Texto: Lucas Barroso, Ascom SPGG
EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos