Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Governança e Gestão Estratégica
Início do conteúdo

rs.gov.br conquista prêmio nacional de tecnologia da informação

Publicação:

A plataforma rs.gov.br, lançada em 2019, tem o objetivo de ressignificar o relacionamento do Estado com o cidadão
A plataforma rs.gov.br, lançada em 2019, tem o objetivo de ressignificar o relacionamento do Estado com o cidadão - Foto: Reprodução
Por Ascom Procergs

Neste momento em que a permanência do cidadão em sua própria residência é uma questão de saúde pública, a plataforma rs.gov.br foi o case responsável pela conquista do prêmio “Executivo de TI do ano de 2020”, na categoria Setor Público. Os vencedores foram divulgados na quarta-feira (18/3) pela IT Mídia, em evento integralmente digital ocorrido em São Paulo e transmitido ao vivo pelas redes sociais –iniciativa inédita motivada pelos esforços de prevenção contra o Covid19. A premiação, que já está em sua 23ª edição, reconhece as ações de maior destaque em suas respectivas áreas de atuação no último ano.

A plataforma rs.gov.br é uma iniciativa do governo do Estado, lançada em 2019, que tem o objetivo de ressignificar o relacionamento do Estado com o cidadão. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), o Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e a Procergs, a solução já conta com mais de 430 serviços e 3 milhões de acessos. A cada 60 dias, são realizadas novas entregas e disponibilizados novos serviços. O objetivo é tornar o Rio Grande do Sul um Estado 100% digital até o final da atual gestão.

Desenvolvida com metodologia de plataforma digital e estratégia de omnichannel no governo gaúcho, a plataforma é associada a uma arquitetura orientada a serviços. O objetivo foi criar uma jornada unificada para prestação de serviços digitais e melhorar a experiência de relacionamento do cidadão com o governo, inclusive na parte presencial.

O diretor-presidente da Procergs, José Antonio Costa Leal, representou a plataforma na premiação, que contou com mais de 376 inscrições. Os vencedores foram selecionados por meio de um comitê julgador organizado pela IT Mídia e formado por especialistas do mercado de TI, além de profissionais da consultoria internacional Korn Ferry.

Neste momento em que o mundo atravessa a ameaça do Covid-19 e as pessoas necessitam manter-se no maior isolamento social que for possível, minimizando as possibilidades de contágio, a plataforma rs.gov.br é uma importante aliada no relacionamento com o ente público, evitando filas e deslocamentos desnecessários. A ferramenta é responsiva e pode ser acessada por meio de qualquer smartphone, tablet ou computador.

EDP Escritório de Desenvolvimento de Projetos